O ótimo momento de Jorginho no Napoli

MUITO CONHECIDO NO BRASIL por ter optado pela seleção italiana, após passar pelo Hellas Verona e ter vivido um período de adaptação ao Napoli, o ítalo-brasileiro Jorginho vem vivendo uma temporada dos sonhos no sul da Itália. Com um aproveitamento de passes absurdo, um dos maiores de todo o Campeonato Italiano, o jogador vai assumindo um protagonismo importante e já é titular absoluto, atuando em uma função semelhante à desempenhada por Andrea Pirlo em seus anos na Juventus.

Jorginho Napoli

Foto: Francesco Pecoraro/LaPresse

Após uma temporada e meia apenas regulares com a camisa Azzurri e com as saídas de Gokhan Inler para o Leicester City e do treinador Rafa Benítez para o Real Madrid, o novo comandante do Napoli, Maurizio Sarri, passou ao catarinense de Imbituba uma confiança que parecia que o líder espanhol não tinha em seu futebol. E mais: deu-lhe um papel que favorece muito o desenvolvimento de seu futebol, deixando-o menos exposto ao combate direto e dando-lhe mais liberdade para distribuir a bola, sua melhor característica.

Atualmente, o Napoli, que luta bravamente pelo título italiano, vem atuando com Jorginho em uma posição semelhante a de primeiro volante, mas sua função não é apenas de destruição, muito pelo contrário.

Protegido por uma linha de meio-campo que atua mais avançada e faz o combate mais pesado, normalmente composta pelo brasileiro Allan e pelo eslovaco Marek Hamsik, Jorginho tem podido preocupar-se mais com a armação. Se seu desempenho nos desarmes não enche os olhos – apenas 32% de aproveitamento – seu índice nas recuperações de bola, com 75%, e sua acurácia nos passes, com 91% de acerto, chamam muito a atenção.

“Estou muito feliz com a temporada até o momento, o mérito é do trabalho de todo o time e da comissão técnica. No trio de meio-campo eu consigo me expressar melhor do que antes, o mérito é também do treinador e do time”, disse Jorginho no início do último mês ao Corriere Dello Sport.

Jorginho Frello

Foto: Francesco Pecoraro/Getty Images

Jorginho tem se mostrado um construtor de jogo que atua no setor defensivo. A maior parte das bolas trabalhadas pelo Napoli passa por seus pés, o que ficou evidente na vitória do clube contra o Hellas Verona, ocasião em que passou a bola impressionantes 180 vezes, com 92% de aproveitamento. Apesar de só ter uma assistência na competição, outro número que chama atenção é o de passes-chave providos: 24 no total, dado que o coloca na 9ª posição deste ranking no italiano.

Além disso, como mostra o mapa de seus passes na referida partida contra o Verona, a maioria deles é vertical, ou seja, conduz sua equipe à frente.

A temporada do Napoli começou com um esquema tático 4-3-1-2, com o volante Mirko Valdifiori, jogador que trabalhou com Sarri por anos no Empoli e que conta com sua confiança, na vaga do ítalo-brasileiro. Sem vitórias nas três primeiras partidas do Calcio, Sarri sentiu a necessidade de mudar a forma de jogo de sua equipe, sacou Valdifiori e lançou mão do talento de Jorginho, com a mudança para um esquema tático que pode ser lido como um 4-1-2-3, uma variação do 4-3-3. Desde então, em 11 partidas, o Napoli venceu nove e empatou duas, batendo rivais de respeito como Juventus, Milan, Fiorentina e Inter de Milão.

Com a presença do camisa 8 cuja saída foi especulada na última janela de transferências, o Napoli cresceu. Sarri tomou a dura decisão de sacar Valdifiori, em quem deposita grande fé, enxergou a melhor forma de aproveitar o brasileiro e vem sendo recompensado por isso. Bem posicionado e excepcional na distribuição de bola, Jorginho vive um momento especial e é peça vital em um Napoli que sonha com o título italiano.

Wladimir Dias

Idealizador d'O Futebólogo. Advogado, pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Escrita Criativa. Mestre em Ciências da Comunicação. Colaborou com Doentes por Futebol, Chelsea Brasil, Bundesliga Brasil, ESPN FC, These Football Times, revistas Corner e Placar. Fundou a Revista Relvado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *