Wilfried Bony e o pacto com as redes
NO INÍCIO DA TEMPORADA 2013-14, o Swansea City, clube galês que, contando com a grande fase do atacante espanhol Michu, havia feito ótima campanha na Premier League passada, fez a maior contratação de sua história. Assegurado por 12 milhões de libras, o centroavante marfinense Wilfried Bony, autor de 31 gols em 30 partidas no último campeonato holandês, envergando a camisa do Vitesse, desembarcou no Liberty Stadium.

Foto: Clive Rose/Getty Images
Da República Tcheca à Holanda: a evolução de um artilheiro
Desde seu aparecimento para o mundo, quando atuou no Sparta Praga, Bony tem mostrado um impressionante faro de gol. Nas três temporadas em que atuou na República Tcheca (entre 2008 e 2011), marcou 33 gols em 79 jogos, mostrando uma média de 0,41 gols por jogo.
Com sua mudança para o futebol holandês, seu futebol amadureceu ainda mais e o atacante melhorou. Em 77 jogos disputados, anotou 58 gols e deu 18 assistências para seus companheiros, aumentando sua média de gols por jogo para 0,75 — ou três gols a cada quatro partidas. Considerando-se, ainda, a performance da última temporada, tem-se uma enorme evolução do marfinense: 37 gols em 36 partidas pelo Vitesse na temporada. Média de 1,02 gols por jogo.
Em seu inicio no futebol inglês — que o rejeitou em 2007, quando o jogador fez testes no Liverpool, mas não conseguiu um contrato — o desempenho do marfinense caiu em termos numéricos, mas, considerando a maior dificuldade do jogo na Premier League e a má fase recente de seu clube, continua mostrando grande eficiência.
Em 38 partidas, marcou 19 gols.
A lesão do também artilheiro Michu deixou o Swansea sem sua referência e Bony sem parceiro. Além dele, os wingers Nathan Dyer e Pablo Hernández também desfalcaram os Swans. Com isso, o foco da equipe passou a ser o marfinense, que conseguiu cinco dobletes, um deles contra o poderoso Manchester City, na difícil derrota por 3 a 2. Curiosamente, uma das outras ocasiões em que marcou dois gols foi contra o Liverpool, em nova derrota apertada, por 4 a 3.
Bony, o gigante do Swansea e herdeiro de Drogba
Com estilo atarracado, grande posicionamento e capacidade de finalização, Bony, de 1,82m, parece um gigante na grande área. Com gols de cabeça, finalizando sem dominar a bola e escorando bolas para seus companheiros que chegam de trás da grande área, tornou-se o jogador mais efetivo do elenco. Gols de categoria e outros de puro oportunismo revelam a grande veia artilheira do camisa 10 de 25 anos.

Foto: Reprodução
Presença praticamente certa na Copa do Mundo, tem como outro importante trunfo a versatilidade. Graças à sua habilidade, consegue circular por toda a faixa do ataque. É opção válida para qualquer posição do ataque de seu clube — alternando com Michu. Na seleção, deve ser o substituto imediato do mito do Chelsea, Didier Drogba, atualmente no Galatasaray.
Ademais, o atacante demonstra um preparo físico exemplar. Nas 28 rodadas do campeonato inglês, Bony atuou em 24 jogos, ficando de fora em três partidas em função de uma pequena lesão e em uma, apenas, no banco de reservas, na longínqua quinta rodada.
Sua amizade com as redes adversárias é notória. Mesmo fora de uma grande equipe, e atuando em uma liga fortíssima, se destaca muito. Não seria surpresa vê-lo em uma equipe do alto escalão no futuro próximo, afinal, nos últimos tempos, poucos atacantes firmaram um pacto tão fiel com as redes quanto Bony.
Atualização (em 11/01/2015)
Em sua segunda temporada na Premier League, Bony segue ostentando bons números pelo Swansea.
O marfinense participou diretamente em 12 gols em 20 partidas disputadas pelos Swans. São nove gols e três assistências; a cada 108 minutos, Wilfried faz acontecer um tento em campo. Jornais ingleses têm especulado a iminência de sua transferência para o Manchester City ainda na janela de inverno da temporada 2014-15.
Os Citizens sabem como é incômodo enfrentar o forte artilheiro, já que sofreram um total de três gols em três partidas no confronto.
1 Resultado
[…] BOM LUGAR PARA REVELAR GOLEADORES, a Eredivisie já tem um candidato à sucessão de Wilfried Bony, artilheiro da última edição com 31 gols em 30 jogos. Trata-se do islandês Alfred Finnbogason, […]