O Futebólogo recomenda: Paixão – Uma Viagem pelo Futebol Inglês
POR MAIS CONTROVERSO QUE POSSA SER o fato de o futebol ter sido inventado na Inglaterra, sempre o aceitamos de forma natural. Assim, qual o melhor lugar para investigar as raízes da paixão que move o esporte do que aquele em que se deu sua gênese?
“Paixão – Uma Viagem pelo Futebol Inglês” é um livro com histórias curtas e vivazes, que transportam o leitor à realidade britânica. O jornalista Plácido Berti, formado na PUC-Campinas e coordenador do projeto “quatro4dois”, conta um pouquinho do que ronda o futebol na Inglaterra e a relação do povo com a modalidade.
Com um tom intimista, que revela a pessoalidade das experiências retratadas, o autor aborda uma série de temas que abarcam toda uma gama de distintas realidades do futebol inglês, trazendo até mesmo uma relação com o Brasil.
Histórias como a do “time mais antigo do mundo”, a do clássico entre Everton e Liverpool e a da relação entre o Corinthian-Casuals e o Sport Club Corinthians Paulista dão a tônica de um livro interessante e envolvente. Além disso, o autor retrata impressões pessoais presenciadas in loco e que refletem a atmosfera do futebol inglês. Seja ela visitando clubes amadores, em conversas com torcedores locais, acompanhando as partidas nos famosos pubs ingleses ou ainda nos grandes templos do futebol.
Além disso, a obra é recheada de fotografias, que ilustram a experiência do autor. Isso aumenta, ainda mais, a sensação de vivência que o livro, durante toda a narrativa, proporciona ao leitor.
A obra convida ao entretenimento e a uma viagem pelo futebol inglês e tudo o que ele representa — suas raízes, seus costumes, suas relações e, por fim, seu “verdadeiro eu”. Com prefácio de Gustavo Hofman, é um livro fácil de ler e que tem o poder de prender a atenção do leitor.