Borussia Dortmund x Schalke 04: A rivalidade do vale do Ruhr
Sigo em frente, na seção “Clássicos do Mundo”, hoje com um derby muito especial. O maior de um dos países que mais amam o futebol: a Alemanha. Borussia Dortmund contra Schalke 04. Aurinegros contra Azuis Reais.
O vale do Ruhr é a maior região industrial da Europa, situando-se na Renânia do Norte da Vestfália, ao longo do rio Ruhr. De lá, vêm duas cidades muito importantes para Alemanha e para a Europa, como um todo. Gelsenkirchen e Dortmund, urbes conhecidas pela produção de energia e de tecnologias: ontem com o carvão, hoje com a Energia Solar e o refino de Petróleo. Além disso, a região é sede de várias das maiores empresas do mundo, como AUDI, ThyssenKrupp e Evonik. É interessante ressaltar, ainda, que Gelsenkirchen chegou a ser, durante algum período da história, a maior produtora de carvão da Europa.
O Schalke 04 foi fundado em 1904 por um grupo de colegiais. Seu nome era Westfalia Schalke e suas cores iniciais foram o vermelho e o amarelo. 20 anos depois o clube assumiu sua identidade atual. Nome: FC Schalke 04. Cores: Azul e Branco.
No que diz respeito aos títulos, o Borussia leva a vantagem. São oito títulos nacionais contra sete do rival. Considere, ainda, que desde a longínqua temporada 57/58 o Schalke não conquista o Campeonato Alemão. Além disso, na esfera continental, como já ressaltado, os Aurinegros conquistaram a UEFA Champions League em 1997, título nunca alcançado pelo Schalke 04.
Um caso singular na rivalidade aconteceu em 1997. Então no Schalke 04, o grande goleiro Jens Lehmann foi para a área adversária e marcou um tento (vídeo). Este gol evitou uma derrota do Schalke e a partida acabou 2×2. Tempos depois o mesmo Lehmann acertaria com o Borussia para guardar sua meta. Além de Lehmann, Stan Libuda, Steffen Freund, Andreas Moeller e Ingo Anderbrugge são os únicos jogadores que atuaram pelos dois clubes.
Muitos brasileiros também ostentaram as cores destes rivais. Os mais recentes foram os laterais Dedê (foto), Evanílson e Rafinha, os zagueiros Júlio César e Bordon, os volantes Flávio Conceição e Mineiro, os meias Lincoln, Tinga, Antônio da Silva e Zé Roberto e os atacantes Ewerthon (foto), Amoroso e Aílton. Hoje, o Dortmund possui um brasileiro. É o zagueiro Felipe Santana ex-Figueirense. Já o Schalke conta com os meias Michel Bastos e Raffael.




Puma x Adidas. Interessante,
Abs
É o grande clássico alemão. Ainda irei assistir a um S04 x BVB – torcendo pelos Azuis Reais, claro. Detalhe que o Felipe Santana se junta na próxima temporada a lista que você fez, dos jogadores que vestiram ambas camisas… Abs