Álvaro Odriozola ascendeu: a Real Sociedad sorri

EXCETO EM 2014-15, a Real Sociedad tem feito boas campanhas no Campeonato Espanhol desde 2012-13. Vendas como as de Asier Illarramendi, Claudio Bravo, Yuri Berchiche e sobretudo de Antoine Griezmann foram inevitáveis. Porém, o clube manteve o bom nível. Prova foi o sexto lugar na edição 2016-17 de La Liga. Porém, os ventos mudaram de sentido e, passada mais da metade da campanha de 2017-18, o time tem a quarta pior defesa do certame, não joga bem e sofre com situações pontuais de alguns atletas. Em meio ao caos, afirmou-se o jovem lateral direito Álvaro Odriozola.

Álvaro Odriozola Real Sociedad

Foto: Getty Images

Ainda não há cenário de terra arrasada em San Sebastián. O treinador da equipe, Eusebio Sacristán, está no comando txuri-urdin desde 2015 e existe paciência com seu trabalho. A cada insucesso, menos. O contexto azul e branco tem sido difícil. O brasileiro William José, artilheiro da equipe, está lesionado e o time sofreu um baque inesperado no encerramento da última janela de transferências europeias. Uma de suas maiores referências, jogador criado nas categorias de base, o zagueiro Iñigo Martínez partiu para o rival Athletic Bilbao, que pagou sua cláusula de rescisão. O movimento decorreu após a saída de Aymeric Laporte para o Manchester City. Foi um golpe duro.

Tecnicamente, o time não é ruim. Tem o quarto melhor ataque de La Liga. Entretanto, é dominado pela instabilidade e não vem obtendo vitórias. Ainda assim, há jogadores se safando do ocaso basco. Diante dos constantes problemas físicos do experiente Carlos Martínez, Álvaro Odriozola, cria da casa e nascido em San Sebastián, agarrou sua chance e vem mostrando qualidades.

O garoto de 22 anos estreou como profissional em janeiro de 2017,  em decorrência de problemas físicos de seus concorrentes e não saiu mais. Vive a cada dia um pedacinho de um sonho:

“Para mim é um dia muito especial, porque desde os 10 anos estou na Real e estreei com o time da minha vida”, disse ao Marca após seu debute.

Odriozola mostra aptidão para o apoio ao ataque, além de precisão nos passes e cruzamentos. Na edição 2017-18 de La Liga, é o terceiro lateral que mais assistências criou para seus companheiros, quatro. Ficando atrás apenas de Jordi Alba e José Ángel. Além disso, ocupa a quarta colocação no ranking dos que mais oportunidades de gol construíram, superado apenas por Marcelo, Roberto Rosales, e, novamente, Ángel.

Isso tudo com pouco mais de um ano como jogador profissional.

Álvaro Odriozola Spain

Foto: Cordon Press

De acordo com o site especializado Transfermarkt, no prazo de um ano, o valor de mercado de Odriozola saltou de 300 mil euros para 20 milhões. Nesse ínterim, mais precisamente em outubro de 2017, o basco fez sua primeira partida pela Espanha, sob a batuta de Julen Lopetegui. Logo na estreia, assistiu Thiago Alcântara, no terceiro gol da Roja, na ocasião.

“É um menino que precisávamos nessa partida [contra a Albânia, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018], tem a mentalidade e a personalidade que se requer para fazer parte da seleção. É um garoto muito equilibrado, ficamos surpresos com sua tranquilidade e maturidade”, revelou Lopetegui à rádio Cadena SER.

É claro: trata-se de um jogador a ser lapidado. Porém, ele não tem sido irresponsável defensivamente ou afobado em momentos de pressão, características típicas de laterais ofensivos jovens. Seus índices de aproveitamento de passes — 89,1% no Espanhol; 91,7% na Liga Europa — testemunham a seu favor. Odriozola toma suas decisões com sabedoria.

Em alguns turnos, a iniciativa do ala vem tirando a equipe de apuros. Suas investidas pelo flanco direito permitem que os meias se desloquem mais para a faixa central, dando amplitude ao jogo txuri-urdin e confundindo a marcação adversária. O constante ir e vir, próprio da posição, não tem sido um problema, antes uma de suas maiores qualidades.

 

O discurso do jovem também chama atenção. Em meio a especulações que o ligam a transferências para Real Madrid, Barcelona ou ao Manchester United, o lateral, de contrato recentemente renovado até 2022, tem sido taxativo:

“Quero que, em Anoeta, desfrutem de Odriozola […] o que já fiz é só o começo”, afirmou ao site oficial da Real Sociedad.

O garoto disse não se importar com marcar gols, deixando evidente sua predileção por assistir seus companheiros. Até o momento, só foi às redes uma vez, contra o Red Bull Salzburg, em partida válida pela Liga Europa. A esquadra basca acabaria eliminada, confirmando seu mau momento — o que não tem nada a ver com Odriozola. Ele não para de surpreender. A velocidade de sua ascensão e afirmação parecem só ter um comparativo possível: a rapidez com a qual supera seus adversários e cria ocasiões de perigo para a Real Sociedad.

Wladimir Dias

Idealizador d'O Futebólogo. Advogado, pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Escrita Criativa. Mestre em Ciências da Comunicação. Colaborou com Doentes por Futebol, Chelsea Brasil, Bundesliga Brasil, ESPN FC, These Football Times, revistas Corner e Placar. Fundou a Revista Relvado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *