O Futebólogo recomenda: 30 to 30 – The Two Escobars
A RECOMENDAÇÃO É THE TWO ESCOBARS, uma produção dirigida pelos irmãos Jeff e Michael Zimbalist, que retrata, com profundidade, a ascensão do futebol colombiano em paralelo à consolidação do narcotráfico no país.
O filme se passa na Colômbia e tem o maior narcotraficante do mundo, Pablo Escobar, e o ex-zagueiro Andrés Escobar como protagonistas.
A produção apresenta simultaneamente a trajetória da ascensão do poder paralelo, representado pelo tráfico de drogas, e do futebol nacional, que viveu dias muito felizes, tendo conseguido muitos sucessos, como a conquista da Copa Libertadores da América pelo Atlético Nacional e a bela campanha de classificação para a Copa do Mundo de 1994.
O documentário, apresenta de maneira abrangente o contexto colombiano do período supracitado. Demonstra a verdadeira adoração de parte das classes populares do país ao poderoso Pablo Escobar, que “supria” as necessidades que o governo institucional não conseguia e também o amor do país pelo futebol.
Ademais, The Two Escobars mostra a trajetória do excelente zagueiro da seleção colombiana e do Atlético Nacional, Andrés Escobar, que foi do céu ao inferno em velocidade assustadora.
Membro da grande conquista do Atlético Nacional e da geração de ouro da Colômbia, compartindo a camisa de La Tricolor com jogadores da estirpe de Freddy Rincón, Carlos El Pibe Valderrama e Faustino Asprilla, Andrés cometeu um grande erro — passível de acontecer — ao marcar um gol contra fatal na Copa do Mundo, e, por isso, foi assassinado ao chegar à Colômbia.
Pouco antes, Pablo Escobar também já havia sido morto.
Em resumo, o documentário trata dos cartéis de drogas colombianos, da ascensão do futebol do país (fomentado por investimentos de origem criminosa), das pressões sofridas pelos jogadores, da vida de Pablo e Andrés Escobar, em suas diversas esferas.
A película conta, acima de tudo, uma história real vivida na vizinha Colômbia.