Alen Halilovic o novo grande talento croata

DONO DE UM IMPRESSIONANTE TRABALHO DE BASE, o Dinamo Zagreb, que criou jogadores como Robert Prosinecki, Zvonimir Boban, Milan Badelj, Niko Kranjcar, Luka Modric e, mais recentemente, Mateo Kovacic, apresentou na última temporada sua mais nova joia: Alen Halilovic.

Alen Halilovic Dinamo Zagreb

Foto: Diez

O novo prodígio croata começou a carreira cercado de expectativa. Poucos jogadores têm em seu currículo uma estreia como profissional com apenas 16 anos – menos, ainda, contra um grande rival. Se tomarmos por base que a rivalidade em questão é uma das mais intensas do planeta, esse feito torna-se ainda maior. Sim, o baixinho Alen Halilovic (1,70m) estreou aos 16 anos contra o Hajduk Split, tornando-se o jogador mais jovem a envergar o manto zagrebino.

Esse único e inicial feito, por si só, bastaria para chamar a atenção do público mundial. Mas o que de fato tem atraído o interesse de grandes clubes como Barcelona, Benfica, Arsenal, Tottenham, Manchester City, Bayern de Munique e Borussia Dortmund é sua impressionante qualidade técnica.

Ao mesmo tempo em que a crítica aponta o atleta como alguém com características semelhantes às do principal astro croata — Luka Modric — podendo atuar como meia-central, construindo o jogo, Halilovic fica também à vontade para jogar pelo flanco direito, como um autêntico winger.

Canhotinho, tem apresentado extrema perícia no toque de bola, no drible e nas finalizações. Os rumores apontam que o Barcelona estaria perto de fazer uma proposta obscena ao Dinamo Zagreb para contar com o futebol do jovem. Os 15 milhões de euros inicialmente oferecidos, e citados publicamente pelo presidente do Dinamo, Zdravko Mamic, foram prontamente rejeitados pelo clube croata – que enxerga, no jovem, potencial para muito mais.

Alen Halilovic Croatia

Foto: Fanny Schertzer

Figurinha carimbada nas seleções de base de seu país, já conseguiu oportunidades na seleção principal, pela qual já desfilou seu talento em três ocasiões, tendo estreado na vitória croata num amistoso contra Liechtenstein.

O craque poderá ser visto, quem sabe, na Copa do Mundo (embora seja cedo). Ou posteriormente nos campeonatos inglês ou espanhol, destinos declaradamente preferidos pelo jogador.

A tradição formadora do Dinamo parece criar uma cultura de fazer negócios no clube. Em sua última negociação (a venda do talento Mateo Kovacic à Inter de Milão) a receita foi de cerca de 11 milhões de euros. Indubitavelmente, o clube espera receber mais por seu novo diamante.

Dentre as últimas revelações do maior campeão do futebol croata não se registram muitas decepções – e, ao que tudo indica, Alen Halilovic é um talento nato que tem tudo para realizar uma trajetória de muito sucesso no destino que escolher (sim, ao que tudo indica ele poderá fazer a escolha que melhor lhe convier).

Wladimir Dias

Idealizador d'O Futebólogo. Advogado, pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Escrita Criativa. Mestre em Ciências da Comunicação. Colaborou com Doentes por Futebol, Chelsea Brasil, Bundesliga Brasil, ESPN FC, These Football Times, revistas Corner e Placar. Fundou a Revista Relvado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *