O Futebólogo recomenda: Soccer: Sucesso em Seattle

OS ANOS PASSAM e perduram dúvidas em torno da forma peculiar como opera o futebol norte-americano, sobretudo a MLS. Questões que vão desde o regulamento da competição até outras que envolvem os chamados Designated Players, usualmente atletas famosos com altos salários e que ainda são um mistério para muitos. Mistério também é a existência de um time capaz de mover multidões em território ianque com o fim de acompanhar futebol. Isso é justamente o prodígio que desde meados da década de 2000 acontece em Seattle, Washington.Soccer Seattle Sounders

Uma franquia diferente das demais

Soccer: Sucesso em Seattle vem explicar como foi fundado o Seattle Sounders FC, vencedor de duas MLS Cup.

A obra aborda todos os tipos de questões. Desde a união de pessoas interessadas de diferentes formações com um interesse convergente — a vontade de participar do fenômeno futebolístico da MLS — até as razões capazes de justificar os motivos pelos quais a cidade de Seattle mostrou-se perfeita para abrigar uma nova franquia da MLS.

O contexto histórico do esporte na referida urbe é explorado, suas origens do futebol, seus momentos de ascensão e queda, no futebol e em outros esportes. A relação próxima entre as direções de Seattle Seahawks e Sounders, bem como o vácuo emocional deixado pela mudança dos Seattle SuperSonics, equipe da NBA, para Oklahoma, renovando por completo sua identidade, também ganharam atenção.

Em especial, revelam-se as paixões que envolveram a fundação do time, que conseguiu apelo e adesão quase imediatos do público. Ele que já nutria carinho pelo modesto time dos Sounders, equipe que disputava a modesta USL e participou diretamente da origem do Seattle Sounders FC.

A forma como Adrian Hanauer, um dos sócios do clube, e todo o restante do staff pensou em cada detalhe para a construção de uma franquia de sucesso é destrinchada pelo autor Mike Gastineau. Assim como a forma como bem lidaram com a perspectiva de um negócio que não lhes era tão familiar.

Seattle Sounders Champions MLS 2016

Foto: Sounders FC

Torcedor como protagonista

Também se percebe como, no centro de tudo, está o público, que participa ativamente das decisões do clube e condiciona, muitas vezes, seus procedimentos. Excertos que demonstram a sensibilidade da “questão torcedor” se leem aqui:

“Se você prefere assistir aos jogos em pé, há bilheterias para quem gosta de ficar em pé. A mesma coisa se você quiser ficar sentado”.

“Assistir a um jogo onde os assentos vazios superam o número de ingressos vendidos só podia minar o prazer dos torcedores”.

O Seattle Sounders é uma das marcas mais valiosas da MLS, time que tem, historicamente, algumas das maiores médias de público. Um verdadeiro estudo de caso. Essa é uma das razões que torna a leitura da obra obrigatória àqueles que buscam entender melhor o fenômeno futebolístico norte-americano.

Wladimir Dias

Idealizador d'O Futebólogo. Advogado, pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Escrita Criativa. Mestre em Ciências da Comunicação. Colaborou com Doentes por Futebol, Chelsea Brasil, Bundesliga Brasil, ESPN FC, These Football Times, revistas Corner e Placar. Fundou a Revista Relvado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *